O Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, recandidata-se pelo PS a um terceiro mandato com atenções centradas na economia, no turismo, na dimensão social, no ensino superior e na ciência. O socialista, de 55 anos, licenciado em Direito e eleito em 2017, admitiu estar “disponível para continuar por mais quatro anos”, para “concretizar os compromissos do último mandato que não estão concretizados” e para apostar em “projetos novos e diferentes que casam com os anteriores”.
O candidato com o lema “Nuno Faz”, que tem como mandatário da candidatura o empresário flaviense, Joaquim Chaves, recebeu no domingo o apoio de José Luís Carneiro, candidato a Secretário-geral do PS. “Encontro-me aqui para apresentar um candidato com provas dadas à Câmara Municipal de Chaves. O poder local democrático é fundamental para resolver os problemas com que as pessoas se confrontam. (…) Estou aqui para apoiar o candidato que é um dos melhores autarcas do país”, disse José Luís Carneiro.



O PS Chaves apresentou ainda Anselmo Martins como candidato à Assembleia Municipal de Chaves e os candidatos a 36 das 39 freguesias do concelho. Algumas ‘caras novas’ fruto da limitação de mandatos e projetos de vida diferentes, disse Nuno Vaz.
O PS não tem candidaturas a Valdanta, Vila Verde da Raia e à União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, três freguesias que terão candidaturas independentes. “Entendemos que as candidaturas independentes merecem o nosso respeito. São propostas que nós conhecemos sérias, que merecem confiança e naturalmente, estaremos comprometidos e solidários. São projetos independentes, que saem da sociedade civil, da vontade dos cidadãos e que verdadeiramente não há nenhuma proposta política”, destacou o candidato à Câmara Municipal que disse querer continuar com o projeto ligado à água.
“Queremos continuar ligado à água porque é um elemento estruturante para o território e queremos responder a uma necessidade que existe. Queremos criar um complexo lúdico recreativo no Parque do Rebentão, onde iremos fazer uma piscina digna e relevante de ondas com areia, para que possamos ter uma praia de interior, efetivamente, e para que possamos resolver esta grande dificuldade, porque verdadeiramente podemos intervir no Tâmega, mas o Tâmega não terá nos próximos anos apetência para praias”, frisou.



Entre os 25 compromissos anunciados, o autarca socialista disse que irá continuar com a concretização dos projetos anteriores como a requalificação de estradas, dar cumprimento à requalificação das piscinas municipais, cujo concurso público será lançado em breve, à criação do pavilhão multiusos, terminar a ligação rodoviária entre a A24 e o hospital de Chaves, requalificar e recuperar o rio Tâmega e continuar a captação de investimento no parque empresarial. São ainda projetos desta candidatura o complexo lúdico e recreativo na Quinta do Rebentão, requalificar as vias de entrada na cidade, criar condições para arrendamento acessível, construir um centro tecnológico ligado à agricultura em Vidago, apoiar a requalificação do estádio da AD Flaviense, do Vidago e da formação do GD Chaves, entre outros, construir uma pista de atletismo, criar a figura do provedor do cidadão, transporte público gratuito para os mais de 65 anos, continuar a parceria com as juntas de freguesia, aumentar apoio bolsas de estudo, concretizar a construção do ‘campus da água’, criar o gabinete da felicidade para idosos, aumentar o número de espaços do cidadão, criar serviços de proximidade, um gabinete de apoio à agricultura e ao agricultor e continuar a pugnar pela saúde, entre outros compromissos.
Recentemente, o autarca prestou contas relativamente aos 25 grandes compromissos assumidos nas anteriores eleições e referiu que 84% estão concretizados ou em fase de execução.
O PS, com Nuno Vaz, ganhou as eleições para o município em 2021 com 54,55% dos votos, reunindo as preferências de 12.989 eleitores e obtendo quatro mandatos. O PSD conseguiu três mandatos, correspondentes a 8.674 votos (36,43%) e a CDU ficou em terceiro lugar com 760 votos (3,19%).
Neste município também já foi oficializada a candidatura de Marcelo Delgado que encabeça a coligação que junta o PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal (IL), de Manuel Cunha, que lidera pela sexta vez a candidatura da CDU e de Manuela Tender que encabeça a candidatura do Chega.
As autárquicas de 2025 devem realizar-se entre o final de setembro e o início de outubro.
Candidatos do Partido Socialista 36 freguesias do Concelho de Chaves
Águas Frias – Romeu Gomes
Anelhe- Belarmino Ventura
Bustelo- Sérgio Moura
Cimo de Vila da Castanheira – Marcelo Morais
Curalha- Domingos Alves
Ervededo – André Silveira
Faiões- Luís Oliveira
Lama de Arcos – Augusto José Anunciação
Mairos- Adriano Rodrigues
Moreiras – António Lopes
Nogueira da Montanha -Alfredo Barreira
Oura- Marta Sanches
Outeiro Seco- Artur Dias
Paradela de Monforte- Guilherme Vila Nova
Planalto de Monforte -Luís Garcia
Redondelo- Nelson Costa
Sanfins da Castanheira – Sara Morais
Santa Leocádia – Nuno Teixeira
Santa Maria Maior – Rui Sousa Pinheiro
Santo António de Monforte – Alcino Santos
Santo Estêvão -Maria José Barros
São Pedro de Agostém – Pedro Barroco
São Vicente da Raia – Agostinho Fontoura
Tronco – Fernando Ferreira
Madalena e Samaiões -João Pinto
Calvão e Soutelinho da Raia- Alexandre Araújo
União de Freguesia de Eiras São Julião de Montenegro e Cela -Hélder Castro Lopo
União de Freguesia de Loivos e Póvoa de Agrações -Delfina Ferreira
União de Freguesias de Santa Cruz Trindade e Sanjurge – José Carreira
União de Freguesias de Soutelo e Seara Velha- Manuel Guerra
União Travancas e Roriz – Carlos Vaz
Vilar Nantes – Luís Costa
Vilarelho da Raia -Fernando de Jesus
Vilas Boas – José Carvalhal
Vilela do Tâmega- Liliana Lage
Vilela Seca -Nuno Mota
Candidato à Assembleia Municipal de Chaves: Anselmo Martins
Mandatário Candidatura: Joaquim Chaves
Diretor Campanha – Tiago Caldas
Texto e Fotos: Sara Esteves









